Decadência Inconsciente

Artigo exibido: 3268 vezes

Este é um capítulo sinistro, terrível. Ele nos dá um diagnóstico da nação de Israel. Deus deseja curá-los, mas eles não querem. O texto acima nos diz duas vezes que "ele não sabe". Esta é a situação mais perigosa para quem conhece a Deus.

Situação Contrária à Natureza
Você não notou o aparecimento dos cabelos brancos? Isto é contrário à natureza. Quando os cabelos brancos aparecem, agimos de três formas: (1) Achamos graça ou os escondemos; (2) procuremos arrancá-los; (3) usamos tinta para mudar sua cor.

Não notar os cabelos brancos é estranho na natureza, mas na esfera moral e espiritual é possível. Os sinais de decadência são patentes aos outros, não a nós. A força desvanece, os sinais de saúde e frescor espiritual se vão e não temos consciência. Não existe condição mais perigosa ao nosso bem-estar, maior do que este da decadência inconsciente. Muitas vezes o desaparecimento da dor é prova de que o tétano se estabeleceu.

"Ele não sabia que o Espírito de Deus havia se retirado dele" (Jz.l6.20). Sansão havia provado o poder do Espírito em sua vida, mas o perdeu e não sabia. Você pode estar indo às reuniões, lendo a Bíblia, orando, contribuindo e ainda assim estar sofrendo da degeneração espiritual. Por quê isso acontece? Porque se perde a visão do que é normal. O normal é o padrão, o modelo, o ideal Divino.

Sinais de decadência são avisos de debilidade e doença. Os cabelos brancos são um aviso benéfico. O aviso não é recebido porque o sinal não foi descoberto. Os cabelos brancos não são uma tragédia; o não vê-los, sim! A inconsciência que produz descuido é, em si mesma, uma catástrofe.

Onde Está a Cura?
A cura vem, quando vemos o que Deus vê. Isaías viu quem ele era, porque viu primeiro o Senhor assentado num alto e sublime Trono. A beleza de Daniel se tornou em feiúra, quando viu o Senhor Jesus. João, o discípulo amado, caiu como morto a Seus pés. Não é pelo auto-exame que chegamos a ver nossa real situação diante de Deus, nem pela ajuda dos irmãos apontando nossos erros. O Salmista disse: "Na Tua (de Deus) luz, nós veremos a luz" (S1.36.9). Se pelo menos eu sei que o Espírito Santo foi "entristecido" e está sendo "apagado" em minha vida, posso examinar diante de Deus o que provocou tal condição e cumprir as condições para que Sua atuação em mim volte a ser normal.

Com que freqüência fazemos esta oração: "Sonda-me ó Deus, e vê se há em mim algum caminho mal?" (SI. 139.23,24). Não espere que os outros façam isso para você. A visão da realidade espiritual e do padrão de Deus, por meio do exame próprio severo, revelará os cabelos brancos; mas isso não os removerá. O que fazer então? Devemos nos voltar a Deus. Ele não ri dos cabelos brancos, mas também não nos ajuda a escondê-los para não serem vistos. Deus não tira os sintomas deixando a doença, e não toma parte na obra mentirosa de pintá-los de outra cor.

Só Deus é capaz de remover os cabelos brancos da nossa natureza moral e espiritual. Ele retira as forças destrutivas que estão produzindo a degeneração moral e espiritual. Somente a Luz do Senhor pode revelar corretamente nossa verdadeira situação diante dEle. Que Ele tenha misericórdia de nós!
Texto selecionado por Delcio Meireles

Saiba mais...
Arrependimento
Como Saímos da Cobertura
Decadência Inconsciente
Lembrai-vos da Mulher de Ló - Lc 17:32
Verdadeiro Arrependimento